A docência em um contexto de violência

reflexões sobre o trabalho do socioeducador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4078

Palavras-chave:

Ressocialização, Reintegração, Socioeducador, Centro Socioeducacional

Resumo

O presente trabalho trata objetivamente, com a preocupação fundamental da docência e a questão da violência urbana no cotidiano. Partindo desse princípio, vai buscar nos teórico aqui abordados, respostas para questões levantadas a rigor. Saber dos procedimentos aplicados na recuperação do adolescente ou jovem envolvido com essa violência, se as medidas socioeducativas aplicadas pelo Estado, são capazes de reintegrá-lo à sociedade.Verificar quando dessa passagem, o jovem é devolvido totalmente recuperado, sob a visão do socioeducador e seu papel dentro desse processo de ressocialização. Buscando também identificar as dificuldades encontradas pelo socioeducador em suas práticas pedagógicas e como é realizado o ensino regular junto aos jovens em conflito com a lei e a avaliação na qual é pontuado o socioeducador. Por fim, interpretar à luz dos documentos oficiais se o atendimento oferecido aos jovens internos está de acordo com os direitos da criança e do adolescente e de acordo com os Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

José Ruthenho Rodrigues de Brito, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Gestão na Educação (GPAGE) da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-01-03

Como Citar

BRITO, J. R. R. de. A docência em um contexto de violência: reflexões sobre o trabalho do socioeducador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324078, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4078. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4078. Acesso em: 23 nov. 2024.